top of page

DEZ ANOS DA AARTEMC

A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Mário Campos (AARTEMC) celebra este ano seu 10º aniversário. Esta Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos e com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica nº 20.283.320/0001-03, nasceu da união de artesãos e artesãs determinados a conquistar políticas públicas que favoreçam o setor artesanal em Mário Campos e promovam ações que valorizem e representem seus interesses e necessidades.

20988312_1654447291292762_5324241348505156365_o.jpg

 

Desde o ano 2000, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mário Campos, um grupo de artesãos, majoritariamente composto por mulheres, começou a se organizar com o objetivo comum de aprimorar sua produção artesanal e buscar maiores oportunidades de comercialização e sustentabilidade. Inicialmente denominada ARTMAC (Associação de Artesãos de Mário Campos), a organização desenvolveu diversas atividades no município ao longo dos anos, sempre com a meta de formalizar a associação.

Em 2011, os artesãos e artesãs da ARTMAC fizeram parceria com a EMATER e convidaram produtores caseiros de doces, quitandas e laticínios de Mário Campos para integrar a associação, que passou a se chamar AARTEMC. Três anos depois, em 2014, a AARTEMC foi registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas e inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Em maio de 2015, a Lei Municipal nº 532/2015 declarou a AARTEMC como Órgão de Utilidade Pública Municipal.

A AARTEMC tem realizado ao longo dos anos diversas oficinas de artesanato para a comunidade, incluindo atividades no CRAS Tangará, em escolas municipais e na Feira de Artesanato Local. A associação também participou de encontros e oficinas no INHOTIM e em eventos regionais como a Festa da Alface, Festa da Imaculada Conceição, Festa do Mel em Nova Lima, Festa do Milho em Ibirité, e festivais gastronômicos em Igarapé, como Igarapé Bem Temperado e Igarapé Sabor. Essas participações têm proporcionado grande visibilidade e contribuído para o fortalecimento e valorização do artesanato de Mário Campos.

Atualmente, a AARTEMC conta com 27 associados(as) ativos, sendo gerida por artesãos e artesãs de forma democrática, com decisões tomadas em assembleias. A associação está desenvolvendo o Projeto JOIAS- TRANSFORMANDO PELO ABRAÇO, PROMOVENDO A VIDA, iniciado em dezembro de 2022 a março de 2024, e a extensão do projeto que começou em junho de 2024, oferecendo oficinas de artesanato, música, tecnologia, esporte e saúde para atender, prioritariamente aos familiares das vitimas do rompimento da barragem em Brumadinho e pessoas em vulnerabilidade social, realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor formado pela Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho-MG (AVABRUM), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas. Para conhecer mais sobre o projeto, a AARTEMC mantém uma página no Instagram: @aartemc_.

A AARTEMC tem sido fundamental para a comunidade de Mário Campos, promovendo a união entre artesãos, resgatando e valorizando tradições culturais locais, e gerando emprego e renda, tornando-se um pilar importante no desenvolvimento econômico e social da cidade.

EM comemoração de seu aniversário, a AARTEMC está realizando várias ações na cidade e quem ganha é a população: além da terceira edição da MOSTRA ARTE CULTURAL DE MÁRIO CAMPOS, que já tem data marcada para os dias 9 e 10 de novembro DE 2024, a AARTEMC está lançando um CONCURSO CULTURAL "MÁRIO CAMPOS EM ARTE: CRIATIVIDADE SUSTENTÁVEL". Este concurso tem como público alvo os alunos das escolas públicas de Mário Campos e é uma iniciativa que busca integrar a comunidade escolar ao movimento de valorização da cultura local e da sustentabilidade, e tem como objetivo mobilizar e envolver os alunos na contribuição para o desenvolvimento sustentável, valorizar a cultura e a arte de Mário Campos, e incentivá-los a desenvolver e expressar sua criatividade e talento artístico nas modalidades: artesanato, desenho e poesia. É uma oportunidade para os alunos se tornarem agentes ativos na promoção de práticas sustentáveis, além de resgatar e celebrar a identidade cultural de Mário Campos. As inscrições do concurso são gratuitas, e a premiação dos finalistas será no evento da MOSTRA ARTE CULTURAL, em novembro.

Outra ação de grande importância é a parceira da AARTEMC com o  INSTITUTO  ITAVIVA e SEBRAE, onde será oferecido para os artesãos da AARTEMC e também outros artesãos de Mário Campos, um curso de Gestão e  artesanato. A parceria com SEBRAE trará muitos benefícios para nossos artesãos, como a valorização do artesanato da cidade como meio de geração de emprego e renda, visibilidade e ter uma visão ampla de expansão de negócios por meio do artesanato. A meta é fazer com que o artesanato de Mário Campos seja conhecido no Brasil e exterior.

Outras ações serão realizadas ao longo deste ano de 2024. Acompanhe nossas redes sociais e nosso site, para saber mais.

                                                                                                             www.aartemc.com.br

bottom of page